Saiba qual a missão do Bombeiro Militar

49
Fonte da imagem: https://images.buzztimes.pt/articles/incendiaria-de-castelo-branco-foi-detida-movenoticias_1501147324.jpg

A presença de bombeiros em episódios de grandes tragédias coloca em foco está, que mais que uma profissão, pode ser considerada uma missão. Cenas de coragem e técnicas chegam até nós e deixam uma sensação de heroísmo por parte destes bravos oficiais.

Parece óbvio, porém nem sempre as pessoas lembram que, nesse tipo de profissão, você tem que estar disposto a doar sua vida para salvar outra. Na maioria das vezes, o salário não é compatível com a grau de responsabilidade do bombeiro. Reflita muito antes de entrar nessa profissão.

Para se tornar bombeiro militar é necessário passar por um concurso público e possuir mais de dezoito anos de idade. Para algumas funções, são exigidas habilidades específicas, como saber dirigir ou saber nadar. Além da prova teórica, normalmente são feitos exames de saúde, aptidão física, psicotécnico e investigação social. Para qualquer caso, é necessário ter concluído, no mínimo, o ensino médio.

Fonte da imagem: http://www.portalarcos.com.br/arquivos/noticia/20911/1458672256.jpg

Saiba que apagar incêndios não é a única coisa que bombeiro militar pode fazer. Todos os Bombeiros Militares têm um papel específico para o qual eles são perfeitamente treinados, existem muitas maneiras de servir, no ar, na terra e no mar, independentemente da sua área de especialização. Outros serviços podem ser prestados pela corporação de bombeiros, tais como: serviço de Guarda Vidas; combate a incêndios florestais; salvamento aquático; resgate em altura; resgate em montanha; intervenção em incidentes com produtos perigosos tais como: gases, materiais inflamáveis, substâncias tóxicas; vistorias técnicas das condições de segurança em edificações e serviço de Atendimento Pré-Hospitalar.

A atividade dos Bombeiro pode ser exercida de quatro tipo diferentes de acordo com a remuneração do bombeiro e a entidade que o remunera:

⦁ Bombeiros Militares: São bombeiros profissionais, remunerados, ligados a uma instituição militar;

⦁ Bombeiros de Aeródromos (BA); São bombeiros remunerados ligados a instituições públicas, militar ou empresas privadas, sem serem subordinados às normas militares;

⦁ Bombeiros Civis Profissionais: São bombeiros remunerados ligados a instituições públicas ou particulares, sem serem subordinados às normas militares;

⦁ Bombeiro voluntário: são bombeiros que, embora treinados, não são remunerados pelo exercício de suas atividades.

⦁ Bombeiro comunitário: no trabalho comunitário, apesar de também ser feito sem remuneração, sua motivação normalmente decorre de outros motivos como determinações judiciais, credos religiosos, entre outros.

Missão do Bombeiro

Um Corpo de Bombeiros é uma unidade operacional tecnicamente organizada, preparada e equipada para o cabal do exercício de várias missões:

1 – O combate a incêndios.

2 – O socorro às populações em caso de incêndios, inundações, desabamentos, abalroamentos e em todos os acidentes, catástrofes ou calamidades.

3 – O socorro a náufragos e buscas subaquáticas.

4 – O socorro e transporte de sinistrados e doentes, incluindo a urgência pré-hospitalar A prevenção contra incêndios em edifícios públicos, casas de espetáculos e divertimento público e outros recintos,
mediante solicitação e de acordo com as normas em vigor, nomeadamente durante a realização de eventos com aglomeração de público.

5 – A emissão, nos termos da lei, de pareceres técnicos em matéria de prevenção e segurança contra riscos de incêndio e outros sinistros.

6 – A colaboração em outras atividades de proteção civil, no âmbito do exercício das funções específicas que lhes forem cometidas.

7 – A participação em outras ações para as quais estejam tecnicamente preparados e se enquadrem nos seus fins específicos.

8 – O exercício de atividades de formação cívica, com particular incidência nos domínios district attorney prevenção contra o risco de incêndio e outros acidentes domésticos.

Fonte da imagem: https://statig2.akamaized.net/bancodeimagens/a9/lo/nf/a9lonfirxe9fcb9bvn9ymk2yq.jpg

A atuação destes oficiais são de grande importância quando ocorrem grandes catástrofes. Atualmente o Brasil e o mundo assisti a dedicação e habilidade destes profissionais brasileiros e israelenses no episódio do rompimento da Barragem do Córrego do Feijão em Brumadinho MG.

A cada momento assistimos cenas em que esses profissionais demonstram, além de suas técnicas, sua coragem e acima de tudo, sua determinação. São dias de trabalho árduo, em condições quase sub-humanas, arriscando suas vidas na incansável busca por vidas e resgate de vítimas. “Estas buscas continuarão enquanto houver esperança de alguém ser resgatado, com ou sem vida.” Declarou vários bombeiros envolvidos nestes trabalhos.

Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombeiro http://www.cbmerj.rj.gov.br/page/157-ser-bombeiro https://www.bombeiros.pt/missao-dos-bombeiros/# Fonte de imagem:https://www.bbc.com/portuguese/brasil-47015669 Cenas emocionantes, que nos mostram a hombridade destes oficiais. Fonte: https://pt.wikipedia.org/wiki/Bombeiro http://www.cbmerj.rj.gov.br/page/157-ser-bombeiro https://www.bombeiros.pt/missao-dos-bombeiros/#

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais