Quem foi Zaratustra?

68

Zaratustra foi um sábio profeta nascido na antiga Pérsia, no século 500 a.c., e foi o criador de uma das mais antigas religiões do mundo.

Fonte da imagem: https://www.algosobre.com.br/images/stories/assuntos/biografias/Zaratustra.jpg

Zaratustra, ao nascer teve uma reação diferente, ao invés de chorar o pequeno menino abriu um sorriso silencioso e real. Todos ao seu redor ficaram assustados com o sorriso logo ao nascer, a notícia chegou as autoridades religiosas locais, e logo a pequena vila com construções de barro no qual Zaratustra nasceu ficou conhecida. As autoridades religiosas acreditaram que se tratava de uma criança demoníaca, pois segundo eles, em um mundo repleto de caos e coisas ruins, uma criança nascer com um sorriso seria um péssimo sinal.

Então o sacerdote local ordenou ao pai de Zaratustra(Pourushaspa)que construísse uma fogueira e queimasse a criança. Pourushaspa a princípio negou para o sacerdote que iria ferir a criança, mas as autoridades religiosas fizeram ameaças de que os deuses estavam furiosos e queriam que a criança fosse morta. Convencido pelos tiranos religiosos, Pourushaspa construiu a fogueira em um local público é lá colocou seu próprio filho recém-nascido. No meio daquele fogo todo, o incrível acontece! Zaratustra não sofreu uma queimadura naquela fogueira. Todos ficaram chocados, inclusive as autoridades religiosas.

No dia seguinte, levaram o menino para um local de passagem de rebanho de gado. Colocaram ele no chão na intenção do rebanho pisotear a criança inteira, o rebanho estava chegando próximo a criança em velocidade, mas ao avistar Zaratustra, todo o rebanho se organizou para que não pisasse nele. Novamente as autoridades ficaram surpresa.

Fonte da imagem: http://n.i.uol.com.br/licaodecasa/biografias/zoroastro.jpg

Na última tentativa de executar Zaratustra, colocaram ele próximo a toca de uma loba na intenção de que ela comesse. Ao contrário do esperado, a loba acolheu a criança e não deixou que ninguém chegasse perto, até sua mãe ir busca-o.

Zaratustra já um pouco crescido, começou a questionar sobre o sentido da existência, as leis naturais da bondade, como as coisas mais bonitas foram feitas, e como o mal pode se propagar tanto, entre outras diversas questões relatadas pelas tradições.

Certo dia, Zaratustra estava indo meditar, e se deparou com um ser místico, divino, insano e extremamente brilhante. Este ser representava a “Boa mente”, o“ bom pensamento” e o “bom propósito”, e tinha como objetivo levar Zaratustra a um passeio em um local no qual ele relatou ser incrível e maravilhoso, e neste local, se encontravam mais outros 7 seres no qual passaram um recado a ele:

“Zaratustra, se você quiser, pode encontrar em você mesmo todas as respostas que tanto busca e também questões mais interessantes ainda. Aúra Masda, deus que tudo cria e sustenta, assim escolheu partilhar a sua divindade com os seres que cria. Agora, sabendo disso, você pode anunciar essa mensagem libertadora a todas as pessoas.”


Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/7/76/Zoroaster_1.jpg/330px-Zoroaster_1.jpg

Zaratustra voltou para casa entusiasmado para relatar a todos a experiência que teve com seres divinos. Os familiares acreditaram em Zaratustra, mas por outro lado, os religiosos ficaram revoltados com o relato, pois, Zarastruta estaria desrespeitando os deuses dos religiosos na tentativa de impor novos ensinamentos estabelecidos pelos seres divinos que havia contatado. Ciente que estava sendo odiado por muitos no reino onde morava, saiu para longe junto a 22 companheiros fieis na tentativa de converter as pessoas com seus ensinamentos. Muito tempo se passou e Zaratustra fracassava em converter as pessoas, foi apenas quando curou o cavalo do rei Vishtaspa de uma doença mortal (por mais que tenha sido um tratamento normal, foi considerado por vários, um milagre) que teve oportunidade de ser ouvido por um reino inteiro, foi assim que ele conseguiu converter uma grande quantidade de pessoas. Os relatos de Zaratustra foram se propagando pelos reinos e assim as pessoas foram tomando conhecimento do que se tratava os ensinamentos, assim surgindo uma nova religião, o Zoroastrismo.

Algum tempo depois, com a nova religião se estabelecendo, os sacerdotes tradicionais da antiga religião caçaram Zaratustra e todos que o seguiam, inclusive o rei Vishtaspa foi morto nessas caçadas. Com essa guerra toda acontecendo para acabar com a religião que estava crescendo, Zaratustra foi morto aos 77 anos a pancadas pelos homens da tirania religiosa da época enquanto rezava em seu templo.

Por mais antiga que seja a religião, até hoje ela possui grupos de seguidores que valorizam os ideais passados pelo profeta e pelo Deus Aúra Masda.

Fonte do artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Zaratustra

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais