Qual a origem do dia dos namorados ?

38

Um dia muito especial para todos os casais de namorados, nessa data é bem normal uma troca de presentes, cartões, chocolates ou até mesmo ir a um jantar romântico especial para celebrar. Já virou uma tradição o 12 de Junho no Brasil, em alguns países existem uma variação desta data.

Muitas pessoas pensam que essa data de celebração é recente, mas estão errados. São muitas as possíveis razões para essa data. Existe uma teoria que teria sido na Roma Antiga, onde havia um festival Lupercalia, que marcava o início da primavera no calendário usado por eles, 15 de fevereiro.

Durante as festividades desse dia, acontecia um tipo de sorteio, onde mulheres solteiras colocavam seus nomes em um vaso, para serem namorados por um dia do homem que pegasse seu nome durante o dia.

A historia de são valentin

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2013/6/materias/27498647411133749.jpg?w=1040

Uma outra teoria sobre o Dia dos Namorados remete a 14 de fevereiro onde era celebrado o Dia de São Valentim, comemorada pelos casais no norte. A história aconteceu no século III onde um imperador, Cláudio II quis proibir o casamento alegando que precisaria de mais soldados em guerra.

Naquela época Valentim um sacerdote continuava celebrando casamentos em segredo. Quando o imperador descobriu o que Valentin fazia, ele foi condenado a morte e preso, no tempo que ficou preso conheceu uma mulher cega, filha do carcereiro por quem se apaixonou.

De acordo com a lenda a moça recuperou a visão por um milagre, porém, nada adiantou e o imperador mandou executar Valentim no dia 14 de fevereiro, antes de ser executado ele escreveu uma carta para sua amada, usando o termo “seu Valentim” que ficou popularizada na Inglaterra em cartões do dia dos namorados.

No brasil

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2013/6/materias/27498647411133837.jpg?w=1040

A data que é comemorada o Dia dos Namorados no Brasil não tem nenhuma história romântica envolvida, o dia 12 de junho foi escolhido por paulistas na véspera do dia de Santo Antônio, uma data onde o volume de vendas era o menor do ano. Criada na década de 40 por João Dória, um publicitário dono do slogan “Não só de beijos vive o amor”, tornando essa data um dia onde casais apaixonados gastassem dinheiro comprando agrados para o parceiro.

Fonte do artigo: https://www.megacurioso.com.br/datas-comemorativas/36861-voce-conhece-a-origem-do-dia-dos-namorados-.htm

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais