Curiosidades sobre Cristóvão Colombo

41

Se você lembra das aulas de história, certamente já ouviu falar de Cristóvão Colombo. Para quem não sabe, Cristóvão Colombo foi um navegador italiano que ficou conhecido por “descobrir” a América em 1492. Apesar de Cristóvão Colombo ser conhecido assim, a história está constantemente sendo discutida e não faz muito tempo que a remoção de uma homenagem a Cristóvão Colombo no Grand Park, em Los Angeles se tornou destaque mundial. A estátua do explorador Cristóvão Colombo estava no local há 45 anos, mas por questões ideológicas – vários grupos indígenas enxergam Colombo como responsável pelo genocídio em massa após a colonização da América, pediam que o monumento fosse retirado há muito tempo. Além deste fato, há outras curiosidades (nem sempre positivas) sobre quem foi Cristóvão Colombo, o que ele fez e qual a percepção dos povos da América sobre ele. Se você quer saber mais sobre este assunto, este artigo é para você.

Retirada de estátua de Colombo não é primeira ação de protesto

A retirada da estátua de Cristóvão Colombo de Los Angeles não é a primeira ação de protesto contra sua figura. A estátua de Colombo, aliás, foi retirada em novembro de 2018, porém em 2018, muitas pessoas demonstraram forte interesse em revogar o dia 12 de outubro como o dia que celebra “Descobrimento da América”. A ideia deste protesto da data é ressignificar este dia para comemorar o Dia dos Povos Indígenas. Segundo jornais que cobriram a notícia, aproximadamente 100 manifestantes acompanharam estes atos. Além disto, ex-secretária do Comércio dos EUA e atual membro do conselho do governo de Los Angeles declarou em entrevista ao El País que a estátua de Cristóvão Colombo é a reescrita de um capítulo manchado da história. Isto porque a visão romantizada de que Cristóvão Colombo foi um dos homens essenciais para o expansionismo europeu não considera as marcas da colonização no que refere a exploração de riquezas naturais e de seres humanos que já habitavam a América antes de sua chegada.

A história e os mitos: várias versões sobre Cristóvão Colombo

Quando os estudantes aprendem sobre expansionismo europeu e colonização, nem sempre há a oportunidade de discutir todas as versões e vertentes sobre a colonização da América. Apesar disso, há vários mitos que são fáceis e nem compreensíveis para desmentir capítulos da história como vinda de Cristóvão Colombo para a América.

Quando Cristóvão Colombo chegou ao continente, a América já era povoada por civilizações historicamente muito importantes, como a asteca e a inca. Ou seja, o descobrimento veio após os 14 mil anos que a América já havia registrado os primeiros sinais de vida.

Outro mito quando se fala de Cristóvão Colombo é sobre quem foi ele mesmo. Cristóvão Colombo foi sim um explorador, mas não foi o primeiro europeu a chegar na América. Meio século antes de Cristóvão Colombo pisar no território americano, vários assentamentos vikings foram encontrados na Ilha de Terra Nova, do Canadá. Ou seja, é preciso buscar outras fontes, certo?

Cristóvão Colombo: quem não foi Cristóvão Colombo para alguns

A história é um registro importante para a humanidade, mas nem sempre todos os livros de história vão conter todas as visões. No caso de Cristóvão Colombo, talvez em seu lado da história, as pessoas gostem de destacar a ótica do colonizador, enquanto para os americanos essa lógica é invertida.

Além dos protestos feitos por povos indígenas, alguns países como Cuba, por exemplo, não festejam o 12 de outubro. A comemoração por lá é celebrada no dia 10 de outubro. O dia reflete a Guerra dos Dez anos, que ocorreu em 1868 e deu origem a independência do país que era colônia da Espanha. Ou seja, Colombo e vários outros navegadores não foram heróis, não foram adivinhões e muito menos são admirados por povos da América. A colonização não foi um período de total harmonia, respeito às diversidades, aos costumes culturais e práticas religiosas individuais de cada um. Por isso, é importante saber quem não foi Cristóvão Colombo para alguns (assim como outros nomes da história) para ter uma visão mais global e concreta deste período histórico e das ações do representante.

Cristóvão Colombo: além de não ter sido herói, foi preso

Além de não ter sido o herói de todos, embora tenha ficado muito conhecido, Cristóvão Colombo já foi presto pelos reis da Espanha. A principal motivação para a prisão seria a de que Colombo tenha cometido um abuso de seu papel, principalmente como vice-rei da Ilha de São Domingos, no Haiti e na República Dominicana. Desta forma, Cristóvão Colombo chegou até o Comendador Dom Francisco de Bobadilha, que o deixou preso com seus dois irmãos para que fossem condenados na Espanha. Interessante saber que tudo isto aconteceu com Cristóvão Colombo, não acha?

Gostou das curiosidades? Se ligue nas novidades e no conteúdo de nosso blog!

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais