Curiosidades do jogo de xadrez

60

O xadrez é um jogo de raciocínio e inteligência, famoso no mundo todo. Mas poucos conhecem a história desse jogo.

Fonte da imagem: https://d1oaeulqqi12bi.cloudfront.net/data/Images/bd/a0/85/fd/95caafed6038a4e435415a8.jpg?v=1547086019

A origem do jogo de tabuleiro mais famoso do mundo e uma das maiores controvérsias entre os historiadores. Várias versões são apresentadas ao longo de séculos.

A hipótese mais aceita é a de que a história do xadrez tenha se iniciado na Índia, por volta do século VI. O jogo primitivo era chamado de “chaturanga”, uma palavra que significava algo como “a disputa do exército”. Por meio das viagens dos comerciantes indianos, este acabou se difundindo pela Pérsia e até mesmo pela China. Um dos primeiros registros da prática do xadrez, inclusive, foi o poema persa Karnamak-i-Artakhshatr-i-Papakan.

Foi na Europa que o xadrez sofreu grandes modificações: ocorreu a inclusão da Dama e do Bispo, os peões passaram a andar duas casas na primeira rodada e estas começaram a ser pintadas em diferentes cores para facilitar a visualização das jogadas. É de se imaginar que o jogo passou a ser um dos passatempos preferidos dos reis e da aristocracia em geral.
Historias a parte, este e o esporte com maior número de peculiaridades e tem adeptos no mundo inteiro, de diversas classes econômicas e faixa etária.

Curiosidades sobre o xadrez

⦁ Cálculos matemáticos estabelecem que o rei, partindo da sua casa inicial (e1) e seguindo o caminho mais curto, ou seja, em 07 lances, pode atingir a oitava (8ª) casa (e8) de 393 modos diferentes.

⦁ Um final de partida com o rei e a torre podem formar 216 posições diferentes de mate; um final de rei e dama contra rei: 364.

Fonte da imagem: https://fsspx.mx/sites/sspx/files/styles/dici_image_full_width/public/news/837617.jpg?itok=6USKVyS-

⦁ O Xadrez, a Música e a Matemática são os únicos setores da atividade humana em que se conhecem casos de crianças prodígio.

⦁ O Xadrez é disciplina escolar obrigatória na Romênia e as notas em Matemática dependem em 33% do desempenho no Xadrez.

⦁ No xadrez existem precisamente 169.518.829.100.544 quatrilhões (15 zeros) de maneiras de jogar apenas os dez primeiros lances. Para os 40 lances seguintes de um jogo inteiro, o número é estimado em 25 x 10 elevado a 115 potência. O número inteiro de átomos em todo o universo é apenas uma pequena fração desse resultado.

⦁ O campeão nacional absoluto mais jovem de todos os tempos e de todas as modalidades esportivas é um jogador de Xadrez. Trata-se do peruano Júlio Granda Zuñinga, campeão nacional aos 6 anos de idade.

⦁ Na década de 1980, na ex-URSS, por duas vezes um jogador de Xadrez foi eleito atleta do ano, destacando-se entre praticantes de todas as outras modalidades. Foram eles: Anatoli Karpov (1981) e Garry Kasparov (1985).

⦁ O Xadrez é o único esporte em que uma mulher conseguiu conquistar um campeonato numa competição mista contra homens. Trata-se da campeã húngara Judit Polgar, considerada a melhor jogadora de todos os tempos.

⦁ O Xadrez é a única modalidade esportiva que permite a uma pessoa enfrentar grande número de adversários ao mesmo tempo, em condições de aproximada igualdade.

⦁ O jogo o mais longo de xadrez de todos os tempos jogados por jogadores top do ranking teve 269 movimentos de Ivan Nikolic e Goran Arsovic em Belgrado em 1989. Durou mais de 20 horas, e resultou em um empate.

⦁ A palavra “Xeque-mate” vêm da frase persa “Shah Mat”, que significa “o rei está morto”.

⦁ A época áurea do xadrez – Ocorreu durante certo período da idade média quando eram permitidas visitas de cavalheiros aos quartos das damas, desde que fossem para jogar xadrez. O elevado número de nascimentos oriundos deste costume, contudo, chamou a atenção da igreja, que conseguiu a proibição de tal prática.

⦁ O ex-campeão do mundo Jose Capablanca começou a jogar Xadrez com 4 anos, e ganhou de seu pai ainda esta idade.

Fonte da imagem: https://d53j7mnhlzrdg.cloudfront.net/series/best-games-of-jose-raul-capablanca.png

Considerado um dos maiores jogadores de xadrez de todos os tempos, o cubano José Raúl Capablanca foi campeão mundial de xadrez de 1921 a 1927.

Fontes do artigo: soxadrez.com.br 
tabuleirodexadrez.com.br 
Google imagens

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais