Shrek, o ogro mais amado do mundo

174

Shrek é um ogro que vivia feliz e sozinho num pântano, em meio à floresta, em uma terra chamada Duboc. Ele é um aborrecido e aterrorizante ogro verde que ama a solidão em seu pântano. Esse é o nosso herói. Não é maravilhoso? A total de desconstrução do príncipe que não existe e nunca existirá. A não ser nos contos de fadas.

Antes de chegar aos cinemas, Shrek apareceu em um livro, com o título de… Advinha? Shrek. Ele foi escrito por William Steig e lançado em 1990, e de alguma forma também serve como uma paródia, alvejando outros filmes baseados em fantasias infantis, grande parte da Disney.

Fonte da imagem: https://www.papodecinema.com.br/wp-content/uploads/2016/06/20160629-shrek-miniatura-e1467165542554.jpg

Os direitos autorais foram comprados em 1991 por Steven Spielberg, antes da fundação da DreamWorks, quando Spielberg pensou em fazer um filme tradicionalmente animado baseado no livro. Entretanto, John H. Williams convenceu-o a levar a ideia à produtora DreamWorks em 1994, quando foi fundada, e rapidamente Shrek foi colocado em um ativo desenvolvimento, após a compra dos direitos em 1995.

Significado do nome e o que é ser ogro?

Fonte da imagem: http://www.tenhomaisdiscosqueamigos.com/wp-content/uploads/2016/07/shrek.jpg

Sir Shrek é o personagem principal da série de livros, filmes e outros itens Shrek. O nome Shrek, vem do alemão Schreck e do iídiche Shreck, que significa “medo”, “pânico” ou “terror”.

Ogro (ou ogre) é um lendário monstro de contos populares que, de acordo com a lenda, possui a particularidade de devorar seres humanos. O significado de ogro pode ser associado ao bicho-papão, à assustadora figura que amedronta as crianças. A palavra ogro vem do latim orcus que significa inferno.

O shrek que existe em todos nós

O trunfo de Shrek é justamente ser um conto de fadas às avessas ou uma fábula ao contrário, O ogro permite que as crianças se sintam representadas em seus defeitos. Afinal, todo mundo solta pum, arrota, tem seus momentos rabugentos… Mesmo as meninas: elas querem ser a Barbie, mas sabem que também são como a ogra Fiona e gostam de ter uma exemplificação disso. Traduzindo, todos somos seres humanos com defeitos e qualidades.

O filme

Fonte da imagem: https://static.quizur.com/i/b/5af09de4dda014.771604005af09de4ba88b1.56788025.jpg

O filme Shrek é um filme de animação computadorizada norte-americano lançado em 2001, dos gêneros fantasia e comédia produzido pela PDI/DreamWorks, lançado pela DreamWorks Pictures e dirigido por Andrew Adamson e Vicky Jenson.

A bilheteria do filme foi de US$ 484.4 milhões em todo o mundo, a obra de 2001 foi um sucesso comercial e crítico. Shrek recebeu também divulgação em cadeias alimentares, como Baskin-Robbins, que promoveu o lançamento em DVD, e Burger King. Foi aclamado como um filme animado digno de interesse adulto, com diversas piadas e temas direcionados a este público, mas um enredo simples o suficiente para apelar às crianças.

O filme recebeu o primeiro Oscar de melhor filme de animação e, na mesma premiação, foi indicado à melhor roteiro adaptado. Foi posto ainda a concorrer a seis prêmios da British Academy of Film and Television Arts, incluindo o BAFTA de melhor ator coadjuvante pela interpretação de Eddie Murphy como Burro, e recebeu o BAFTA de melhor roteiro adaptado. O personagem principal recebeu uma estrela na Calçada da Fama em maio de 2010.

Fonte da imagem: https://www.f5news.com.br/multimidia/5920189485387066_lo2go.jpg

O sucesso do primeiro longa foi tanto que foram lançados mais quatro filmes. O primeiro em 2001. O segundo em 2004, o terceiro em 2007 e o último em 2010.

O amor e os amigos do ogro

Fiona, o grande amor de Shrek. De princesa a Ogra. Fiona começa não aceitando sua verdadeira aparência. Afinal, ela é uma princesa e como tal, não poderia ter aquela aparência e ter defeitos. No final, Fiona escolhe sua vida de ogra em vez daquela imagem de princesa que os pais lhe reservavam. Para as famílias contemporâneas, toda filha é uma princesa, coroada de mimo e admiração. Mas, na adolescência, ela terá que se tornar meio ogra (desgrenhada, respondona…) para romper com esse papel e trilhar seu próprio caminho. É uma reafirmação da autenticidade.

O burro

O Burro cumpre o papel da criança. Ele acompanha Shrek sem prestar muita atenção à missão. Tal quais as crianças fazem quando precisam ir com os pais em uma tarefa qualquer. E ele reclama, pede por comida, pergunta quando aquilo vai terminar… O Burro representa as crianças quando faz perguntas espontâneas, porém surpreendentes em sua lógica própria. As crianças só se interessam quando há algo para comer ou para se divertir. Verdade ou mentira? Elas sempre saem ao mundo a passeio.

O gato de botas

Ora inimigo, ora aliado, o Gato de Botas exemplifica a nova lógica dos contos modernos: você pode mudar de lado e nada é o que parece ser.

As lições que shrek nos ensina

O amor entre a terrível Dragão fêmea e o Burro nada mais é que as uniões dos dias atuais. É uma união ainda mais bizarra que a de Shrek e Fiona, revelando o espírito de tolerância dos nossos tempos, quando casamentos diferentes são bem-vindos.

Fonte do artigo: https://super.abril.com.br/mundo-estranho/shrek-e-a-representacao-dos-defeitos-de-todos-nos/
https://pt.wikipedia.org/wiki/Shrek

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais