Rede Globo a segunda maior emissora do mundo

68

A emissora começou a funcionar em 26 de abril de 1965 e foi fundada pelo jornalista Roberto Marinho. Portanto. A Rede Globo está no ar há 53 anos.
Ao todo, a Rede Globo possui 122 emissoras próprias e afiliadas, além da transmissão no exterior pela TV Globo Internacional e de serviço mediante assinatura no país de TV a cabo.

Fonte da imagem: https://observatoriodatelevisao.bol.uol.com.br/wp-content/uploads/2017/04/globo.jpg

Em 1.965, aos 61 anos, Roberto Marino inaugurou a Rede Globo de televisão. Em 1964, um folheto promocional anunciava “um novo conceito de televisão comercial” no país e definia a TV Globo como “a mais moderna emissora de televisão do Brasil e uma das mais bem equipadas do mundo”.
No dia 26 de abril de 1965, a primeira imagem veiculada pelo novo canal foi a de seu diretor-presidente, Roberto Marinho.

Roberto Marinho, o todo poderoso

Fonte da imagem: http://s.glbimg.com/og/rg/f/original/2010/10/06/sr.robertomarinho.jpg

Roberto Marinho nasceu no Rio de Janeiro em 1.904 e faleceu em 6 de agosto de 2003. Ainda jovem herdou de seu pai o Jornal O Globo. A partir dai começou a formar o conglomerado de veículos de comunicação, mais tarde chamado Organizações Globo – atualmente Grupo Globo, desde 2014 – com a inauguração da Rádio Globo em 1944, e a primeira concessão pública de TV no Rio de Janeiro, em 1957.

Com o tempo, adquiriu outras emissoras e formou o Sistema Globo de Rádio, do qual faz parte a Rede CBN. Em 26 de abril de 1965, inaugurou a TV Globo no Rio de Janeiro que veio a se tornar a maior rede de TV brasileira com uma estrutura de 9,600 funcionários, 5 emissoras, 117 afiliadas e abrangência de 98% no país.

Seu empreendedorismo levou à constituição de um dos maiores impérios de comunicação do planeta e o fez figurar diversas vezes entre os homens mais ricos do mundo.

O poder da rede globo

A TV Globo é indiscutivelmente a emissora de maior Audiência e poder entre as emissoras de TVs brasileiras. Nenhuma emissora no mundo consegue chegar perto das audiências que a emissora do Plim Plim obtém ao longo de suas programações. Para se ter uma ideia, um artista contratado da emissora, prefere ganhar menos na Globo ao invés de ganhar mais em outra emissora.

Sabe por quê? Porque na Globo o artista tem certeza que está sendo visto e consequentemente, comerciais e campanhas publicitárias chegarão com mais facilidade.

A imagem abaixo faz parte de uma cidade cenográfica construída dentro do Projac.

Fonte da imagem: https://imagesapt.apontador-assets.com/fit-in/320×240/6534d6f4f2f84639a03d024a53567256/projac–curicica.jpg

O poder da emissora é tanto que o telespectador nem precisa olhar o relógio para saber que horas são. Basta ele ouvir ver a vinheta de algum programa da Globo que ele sabe as horas. Isso não aconteceu por acaso, tudo foi muito bem pensado. Por isso, a emissora carioca é a segunda maior do mundo. Ela fideliza o telespectador. Por trinta anos, José Bonifácio de Oliveira Sobrinho, o famoso Boni mandou na Rede Globo. Ele foi o grande responsável para criar a grade de programação da emissora.

Nos primórdios da TV Globo, os folhetins eram veiculados apenas de segunda a sexta, em uma estrutura adaptada do rádio. No sábado de Carnaval de 1971, Boni editava imagens que chegavam dos desfiles quando um incêndio em um carro da emissora interrompeu as transmissões. Para evitar um buraco na programação, pôs no ar um capítulo inédito de Irmãos Coragem. A audiência foi às alturas. O chefão decidiu que, a partir dali, as tramas seriam exibidas seis vezes por semana.

Boni, mal havia ocupado o posto de superintendente de produção e programação, encarou o desafio de desenvolver o primeiro programa exibido em rede para todo o país. Era o Jornal Nacional, que iria ao ar em 1969, criado em parceria com Armando Nogueira e Alice Maria. “Até então, as emissoras exibiam conteúdos regionais, porque, além das limitações técnicas, se acreditava que os espectadores de cidades diferentes tinham gostos e preferências específicas”, recorda ele. Quando a Embratel passou a ter a tecnologia de transmissão nacional, Boni e os parceiros decidiram arriscar com o noticiário que se tornou o programa de maior audiência da TV brasileira.

Projac ou estúdios globo

Fonte da imagem: https://i1.wp.com/entretenimento.oportaln10.com.br/wp-content/uploads/2016/02/Projac.jpg?resize=800%2C375&ssl=1

Atualmente, o complexo abriga dez estúdios de gravação ordenados de A a J, cidades cenográficas, fábrica de cenários, a casa do Big Brother Brasil e a casa-estúdio do É de casa. É como uma pequena cidade, com cinco lanchonetes, quatro restaurantes e alguns bancos.

Inaugurado em 2 de outubro de 1995, é considerado o segundo maior núcleo televisivo da América Latina, com área total de 400 mil metros quadrados de área construída e utilizada, mas a área total tem cerca de 1,6 milhão de m² (incluindo a mata ao redor da área utilizada, que também pertence aos Estúdios Globo) – perde apenas para os novos estúdios da mexicana TV Azteca.

Os antigos estúdios da Rede Globo, abertos em 1965, ficaram pequenos para as produções da emissora. Em 1975, foi inaugurado o saudoso Teatro Fênix, para produções de programas de auditório. Em 1980, constatou-se que as instalações da emissora ficariam impróprias em pouco tempo. Foi projetado então o Projac.

Em 26 de janeiro de 2017, os Estúdios Globo anunciaram a construção do Estúdio K, o maior estúdio de novelas que os outros dez que já existem e atendem às produções da Globo. O novo espaço terá capacidade de abrigar todos os cenários de uma novela, evitando o cansativo trabalho da montagem e desmontagem, otimizando a produção.

Fonte do artigo: https://pt.wikipedia.org/wiki/Est%C3%BAdios_Globo

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais