FRIENDS, uma das séries de maior sucesso mundial

77
Fonte da imagem: https://resultadosdigitais.com.br/agencias/files/2018/01/li%C3%A7%C3%B5es-de-friends.jpg

Quem assistiu Friends com certeza um dia quis ser amigo da Rachel, do Ross, da Monica, da Phoebe, do Joey ou do Chandler e ou dos seis juntos. O ponto de encontro dos seis na maioria das vezes era no apartamento da Monica ou no Café Central Perk.

Foram 10 anos no ar, mas parece que eles são nossos amigos desde sempre. Friends é uma premiada sitcom americana criada por David Crane e Marta Kauffman e apresentada pela rede de televisão NBC entre 22 de setembro de 1994 e 6 de maio de 2004, com um total de 236 episódios. A série girava em torno de um grupo de amigos que vivia no bairro de Greenwich Village, na ilha de Manhattan, na cidade de Nova York.

As filmagens da série ocorreram no Warner Bros Studios, em Burbank, na Califórnia, em frente de uma plateia ao vivo. Depois de dez temporadas no ar, a série chegou ao seu fim. O final da série foi visto por 52,5 milhões de telespectadores estadunidenses, tornando-se o quarto episódio final de série mais assistido na história da televisão. A série apresentou os seis membros do elenco principal durante toda a sua exibição, com inúmeros personagens secundários recorrentes em todas as dez temporadas.

O elenco e seus cachês

Fonte da imagem: https://nit.pt/wp-content/uploads/2018/10/28f20a02bf8a021fab4fcec48afb584e-754×394.jpg

O elenco fixo era composto por seis atores: Jennifer Aniston (Rachel Green), Courteney Cox (Monica Geller), Lisa Kudrow (Phoebe Buffay), Matt LeBlanc (Joey Tribbiani), Matthew Perry (Chandler Bing) e David Schwimmer (Ross Geller). Quando os seis atores começaram a série, nenhuma deles era uma estrela.

Em seus contratos originais para a primeira temporada, cada membro do elenco era pago com 22 500 dólares por episódio. Os membros do elenco receberam salários diferentes na segunda temporada, entre 20 000 e 40 000 dólares por episódio. Antes das negociações de salário para a terceira temporada, o elenco decidiu entrar em negociações coletivas, apesar da preferência do Warner Bros, por ofertas individuais. Os atores receberam o mesmo salário do resto elenco, ou seja, Aniston e David Schwimmer tiveram seus salários reduzidos.

As estrelas eram pagas, por episódio, em 75 000 dólares na terceira temporada, 85 000 dólares na quarta temporada, 100 000 na quinta e 125 000 por episódio na sexta temporada. O elenco recebeu salários de 750 000 dólares por episódio nas sétima e oitava temporadas, e 1 milhão de dólares por episódio nas nona e décima temporadas. O elenco também recebeu royalties de sindicatos na quinta temporada.

O criador da série, David Crane, queria que todos os seis personagens fossem igualmente importantes e a série foi elogiada como sendo “o primeiro programa verdadeiramente conjunto”. Os membros do elenco fizeram esforços para manter o formato do conjunto e não permitir que um dos membros dominasse a trama; eles entraram nas mesmas categorias para os prêmios de atuação, optaram por negociações coletivas, em vez de salários individuais, e pediram para aparecerem juntos em fotos de capas de revistas da primeira temporada.

Fonte da imagem: http://2.bp.blogspot.com/-O02M6yz3ppE/VQ0Ax4t2jfI/AAAAAAAADfE/7-0-Suyt2vg/s1600/all-the-friends-people-choise-award.jpg

Os prêmios

Para preservar o formato de “série de grupo”, os membros do elenco principal decidiram inscrever-se nas mesmas categorias de prêmios de atuação.

Começando com a oitava temporada da série, os atores decidiram apresentar-se na votação de ator principal, ao invés dos campos de melhor ator coadjuvante. A série foi indicada a 63 Primetime Emmy Awards, vencendo seis. Aniston e Lisa Kudrow são os únicos membros do elenco principal que ganharam um Emmy, enquanto Cox foi a única atriz que não foi indicada.

A série ganhou o Emmy de 2002 na categoria de “Melhor série de comédia”, com nomeações em 1995, 1996, 1999, 2000 e 2003. A série também ganhou um American Comedy Award, um GLAAD Media Award, um Golden Globe Award, três Logie Awards, seis People’s Choice Awards, um Satellite Award e um Screen Actors Guild Awards.

Friends no Brasil

No Brasil, a série estreou no dia 4 de fevereiro de 1996 no Sony Entertainment Television, canal de televisão por assinatura. Era exibido duas vezes por semana, aos domingos e terças-feiras, até alcançar o cronograma da rede americana. Na oitava temporada a série migrou para o canal Warner Channel de propriedade da Warner Bros, co-produtora do programa juntamente com a rede NBC. Por lá permaneceu até seu encerramento e posteriormente voltou a ser exibida e está em reprise até hoje.

A série também foi transmitida pelos canais abertos Rede Manchete, na década de 1990, na RedeTV! em 2002  no SBT entre 3 de março de 2004 e 2005 às 23h30.

Curiosidades extras sobre Friends

Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/pt/6/6d/Friends-logo.jpg

O episódio “Aquele em que ninguém está pronto”, da terceira temporada, foi todo gravado dentro do apartamento de Monica porque não havia verba para ser gravado com imagens externas.

Todos os protagonistas se beijaram em algum momento da série, com exceção de Phoebe e Monica. É muito amor, gente!

Quando a série acabou, cada membro do elenco recebeu um pedaço da calçada do lado de fora do Central Perk como recordação.

O icônico sofá laranja que fica no Central Perk foi achado no porão do estúdio da Warner Bros. Já a moldura atrás da porta da casa de Monica deveria ter um espelho, que foi quebrado por uma pessoa da equipe.

Fonte do artigo: https://extra.globo.com/tv-e-lazer/veja-20-curiosidades-de-friends-14004776.html
https://pt.wikipedia.org/wiki/Friends

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais