Recentemente descoberto um planeta que poderia ser rico em rubis e safiras

13

Tendo descoberto aproximadamente 4000 exoplanetas, uma coisa é certa. Existem muitos mundos muito peculiares por aí. O último descoberto está a apenas 21 anos luz de distância e é um exoplaneta com cinco vezes a massa a da Terra, mas com uma densidade menor.

Fonte da imagem: https://cdn.iflscience.com/images/e6679148-8435-5902-b739-fdbef6c691c9/large-1545306700-cover-image.jpg

Não é apenas a massa que forma essa super-Terra, diferente do nosso planeta. Conhecida como HD219134 b, é altamente rica em alumínio oxidado, um componente chave de muitas pedras preciosas, e por essa razão, pesquisadores pensam que safiras e rubis podem estar presentes nesse planeta.

Esse mundo orbita sua estrela em apenas três dias e esta em uma região muito quente próximo a estrela. O time usou modelos de computadores para estabelecer como o planeta poderia se formar e descobrir que provavelmente ser rico em cálcio e alumínio, com silicone e magnésio, mas bem pouco ferro.

Os pesquisadores, publicaram no Monthly Notices of the Royal Astronomical Society, sugere que o planeta em potencial pela composição poderia levar a um diferente tempo de resfriamento dos outros planetas tipo a Terra com diferentes propriedades em geral. Os pesquisadores pensam que esse objeto é uma parte de uma nova classe de super-Terras, e existem outros exemplos que encaixam nessa descrição.

Fonte da imagem: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/thumb/a/a7/PIA19833-RockyExoplanet-HD219134b-ArtistConcept-20150730.jpg/1200px-PIA19833-RockyExoplanet-HD219134b-ArtistConcept-20150730.jpg

Entre potências candidatos WASP-47 e, uma super-Terra em um sistemas planetários de 4 planetas 652 anos luz de distância da terra. Também existe 5 Cancri e, outro planeta extremamente quente que foi popularizado na média como um planeta diamante. O time pensa que o modelo deles é mais preciso.

Uma possível explicação para o planeta HD219134 b ter baixa densidade é a presença de oceanos profundos.O sistema possui outro planeta mais distante e faria sentido se o planeta quente mais ao centro fosse um rico em água. Mais pesquisa é claramente necessária, mas um planeta de rubis e safiras é absolutamente uma imagem magnifica.

Fontes: https://www.iflscience.com/space/newly-discovered-superearth-could-be-rich-in-sapphires-and-rubies/

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais