Descubra porque o número 3,14 tem o nome de Pi

Uma data muito importante para os fãs de matemática é o 14 de março, o dia de Pi. Você provavelmente já ouviu  em alguma aula de matemática deste numeral, ele é o resultado da divisão da circunferência de um círculo por seu diâmetro.

De acordo com a história, o primeiro homem a calcular pi foi Arquimedes de Saracusa, 3 anos antes de Cristo. Somente depois de 1000 anos que a matemática retomou forças com os árabes, eles começaram a espalhar por toda a Europa, causando uma grande mudança na trigonometria e na aritmética. Por volta de 1660 Newton fez um registro de 16 dígitos depois da vírgula do número pi.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2017/03/14/14174041719414.gif

Naquela época o 3,14 não era conhecido como pi, um britânico William Jones em 1706 que referiu a ele com a letra grega Pi (π), posteriormente muito utilizada por Leonhard Euler, o mais interessante que não foi um grego que criou o nome para o numeral.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2017/03/14/14173919579412.jpg?w=1040

Contudo, o dia do numeral Pi é bem mais recente, foi criada a 30 anos. Em são Francisco, um grupo de cientistas do Exploratorium, foi feita nesse museu uma celebração com roupas temáticas. Nos Estados Unidos a Câmara dos Deputados oficializou o Dia Nacional do Pi para cultivar e inspirar o ensinamento nas escolas da importância do 3,14 para a ciência.

Fonte do artigo: https://www.megacurioso.com.br/matematica-e-estatistica/102113-no-dia-do-pi-descubra-por-que-o-numero-3-14-tem-esse-nome.htm