Curiosidades sobre o Sol

Apesar de olharmos o sol diariamente, a grande parte da população não conhece muito bem o sol, tirando o fato de sabermos que ele produz calor (e bem quente). Hoje nós iremos te mostrar algumas curiosidades e fatos bem importantes que foram descobertos sobre uma das estrelas mais importantes do universo. Bora lá?

Fonte da imagem: https://abrilexame.files.wordpress.com/2018/04/sol-nasa.png

Quando o sol foi criado?

O que se acredita, sobre dados de pesquisadores é que o sol surgiu há certa de 4,6 bilhões de anos, e ele é uma das 100 bilhões de estrelas que existem por toda a Via-Láctea.

Cientistas afirma que ele foi criado através de um fenômeno chamada nebulosa solar, que é quando aparece uma nuvem rotativa de gás e poeira gigantesca. Conta-se que quando a nebulosa entrou em colapso, por causa da gravidade existente, ela começou a girar bem rápido, e começou a virar um disco achatado, e todo seu material foi puxado ao centro, se transformando no sol.

Fonte da imagem: https://www.colegioweb.com.br/wp-content/uploads/2014/06/SOl.jpg

Fatos sobre o sol

Ele é uma e uma esfera com circulação quase perfeita, se não fosse por uma diferença de apenas dez quilômetros de diâmetro polar, em relação ao diâmetro normal.

Quando ele queimar todo o hidrogênio, o sol vai continuar por cerca de 130 milhões de anos queimando hélio, e conta-se que ele irá se expandir e engolir os planetas de Mercúrio, Vênus e à Terra.

A luz que o sol produz, demora apenas oito minutos para chegar até nós na terra. Sua distância para à terra é de 150 milhões de quilômetros.

O sol tem validade, cientistas acreditam que ele esteja na metade da sua vida, e tenha hidrogênio suficiente para queimar por ‘’apenas’’ mais 5 bilhões de anos.

Gostou de descobrir mais sobre essa estrela que nos vemos todos os dias? Não deixe de compartilhar com seus amigos e conhecidos.

Fonte do artigo: https://www.megacurioso.com.br/sol/68375-confira-alguns-fatos-e-curiosidades-sobre-o-sol-o-nosso-astro-rei.htm