Conheça Sputnik o primeiro satélite artificial com mais de 60 anos

35

Há mais de 60 anos, foi lançando no sul do Cazaquistão o primeiro satélite artificial da Terra, criado pelos soviéticos ele gerou uma grande revolução, dando início a corrida espacial.

O famoso Sputnik 1, foi de extrema importância para os avanços relacionados ao espaço, ele era controlado pelo programa espacial soviético. Era uma bola de metal possuindo quatro antenas para fazer transmissões de rádio. Pendo quase 84 quilos, tendo quase 1 metro de diâmetro entrou na órbita terrestre no dia 4 de outubro de 1957.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2017/10/04/sputnik-04180835039167.jpg?w=1040

Os transmissores que o satélite possuía geravam umas ondas de rádio por quatro antenas numa frequência entre 20.005 e 40.002 MHz, elas eram captadas por rádio em todo o planeta enquanto estava em órbita, foi em 4 de janeiro de 58, quando ele foi pulverizado na reentrada na atmosfera.
Com o sucesso do lançamento, gerou um evento a “crise do Sputnik”, que foi uma insatisfação em massa dos países ocidentais, devido aos resultados do programa soviéticos terem sido positivos, evidenciando a superioridade de avançada que o país estava em relação aos países capitalistas.

Isso foi o estopim que deu início a Corrida Espacial, gerando a disputa entre União Soviética e os Estados Unidos pela exploração espacial, até a criação da NASA, a organização especializada nesse mercado. Após dois anos da criação do Sputnik, foi colocado na superfície lunar o primeiro objeto criado pelo homem feito pela URSS, colocando quatro anos depois o primeiro humano no espaço, chamado Yuri Gagarin.

Fonte da imagem: https://img.ibxk.com.br/2017/10/04/sputnik-foguete-04180640804166.jpg?w=1040

Curiosidades

Muitas foram os dados fornecidos pelo satélite para os cientistas, foi através do arrasto aerodinâmico do dispositivo que foi possível fazer cálculos para descobrir a densidade externa da atmosfera terrestre, além das ondas de rádio mostrarem o comportamento da ionosfera.

Fonte do artigo: https://www.megacurioso.com.br/ciencia/104201-sputnik-o-primeiro-satelite-artificial-completa-60-anos-de-seu-lancamento.htm

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais