Como nasce um buraco negro

18

Uma das mais importantes descobertas do século xx são os buracos negros.

São denominadas buracos negros toda quantidade concentrada de massa em um ponto no espaço, que possui tanto poder de atração que nada consegue escapar de sua força.

Nem a velocidade mais rápida conhecida pelo homem, a da luz, consegue sair de seu campo gravitacional, sugando tudo que chega próximo aumentando assim sua massa.

O termo buraco negro foi usado pela primeira vez pelo físico John Archibald Wheeler em 1968, ‘buraco’ no nome é dado pelo fato de que não pode ser visto nada externamente, e ‘negro’ devido nem a velocidade da luz conseguir escapar.

Fonte da imagem: https://ciberia.com.br/wp-content/uploads/2018/05/addf7b53ab4473d7ad7c3231217304d4-783×450.jpg?x16490

Eles podem ter qualquer tamanho, alguns são formados por se fundirem com outros.

Como surgem

Está diretamente relacionado com o ciclo de vida das estrelas. Essas são compostas de gás interestelar formado de poeira e hidrogênio. Em baixas temperaturas eles se juntam se tornam moléculas dando vida a essas nuvens.

Após depois de muitos anos brilhando, essas estrelas entram em colapso, muitas estrelas apenas explodem e expelem uma onda de força pelo espaço, no caso das supernovas, seu núcleo começa uma sequência de contrações até virarem um ponto vazio no espaço conhecido como buraco negro.

Fonte do artigo: https://www.sogeografia.com.br/Conteudos/Astronomia/content3.php
https://novaescola.org.br/conteudo/1096/como-se-formam-as-estrelas-e-de-que-material-elas-se-constituem

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você aceita, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceito Leia Mais